Contador grátis

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Palestra Marcelo Tas no III Fórum Profissão ao vivo Anhembi Morumbi 28/07/2009


Quem é o agente e o que muda?
Como foi a experiência de cada um na escola? Como a gente aprende?
A minha experiência foi numa sala de aula com professor. Hoje tem salas de aulas com computadores

O que muda?
Atitude diante do professor e do conhecimento
O que muda somos nós

Tive um professor de História do Brasil chamado Eurivani tinha uma letra bonita e ficava meia hora copiando matéria na lousa, depois meia hora lendo o que copiamos.
Fui formado nesse modelo. O professor tinha o único conteúdo que fazia o download e a prova era um teste de memória.

Hoje é bastante inverso, o professor provoca, compartilha. A informação é acessível e há um processamento coletivo eficiente e divertido.

O que muda?

Morava em Ituverava e não tinha TV em casa. A TV há décadas despeja o conteúdo e você só mexe no controle para mudar de canal ou alterar volume. Fui com meu pai comprar uma televisão para ver cobertura da chegada do homem à lua em 1969 tinha 10 anos de idade

O 1ª controle remoto lazy bones (esqueleto preguiçoso).
O que não mudou é que o controle remoto continua na mão do papai.

O eixo da mudança é que hoje o indivíduo vai em busca do conteúdo. Antes você teria que esperar a noite para ver o jornal nacional. Hoje você pode assistir a hora que você quiser na internet não precisa esperar até a noite.

Ana Paula Padrão apresentava o jornal da Globo e dizia: você viu aqui o que os jornais vão publicar amanhã. Alguns jornais parecem um print screen da notícia na internet na noite anterior. Um exemplo foi a eleição do Obama, o resultado saiu por volta das duas horas da manhã. Os jornais que foram impressos antes não confirmaram a vitória.

Mudanças profundas no consumo da informação
Ontem: rádio, TV, telefone, toca disco, toca fita, jornal
Hoje: internet, games, celular, MSN, MP3, comunidades
Hoje há interatividade, acesso popular de massa à tecnologia
Quase todo mundo tem celular com dispositivos de imagem, texto, vídeo
How much information? http://www.giic.ucsd.edu


1- Interatividade
2- Quantidade
3- Velocidade
4- Mobilidade


Arquivo – gaveta X

Google 20 petabytes por dia
20 petabytes= dívida externa do Brasil
1 petabyte = 1 milhão de MB dia
Igual a cada habitante do planeta fazer o download de 1 música por dia = 3 MB

Google velocidade

Eu fazia Engenharia civil, ia ser piloto de caça. Virei editor de jornal anarquista da Poli
Em dois anos já era multimídia, fugia para ECA à noite para cursar comunicação na época podia fazer duas faculdades públicas ao mesmo tempo.
Depois de trabalhar em 80 na área de comunicação em 1988 ganhei bolsa na New York University, um local importante na área de cinema e comunicação. Quase no fim da bolsa estava no elevador que parou num andar que não era o que eu deveria descer. Esse andar estava vazio e tinha umas caixas de papelão, desci para ver essas caixas com um símbolo de uma maça mordida, foi perguntar o que era e me responderam que era um computador Macintosh, na época eles eram restritos não existia PC (Personal Computer). Pedi prorrogação da bolsa e fui um dos primeiros alunos do curso de mídias interativas. Naveguei em chat com a universidade da Califórnia. Quando voltei para o Brasil não tinha com quem falar como aquela piada que você está na ilha deserta com a Sharon Stone e não tem para quem se gabar.

Tinha amigo nerd na Poli que trabalhava num banco. Fui almoçar com ele e o chefe dele e contei que dali a dez anos todos estariam ligados, conectados na rede, trocando vídeos, fotos, WWW teia de alcance mundial. O chefe do meu amigo disse para ele nunca mais convidá-lo para almoçar com “amigos maconheiros” se não ele seria demitido. Isso tudo aconteceu há 20 anos. O chefe tinha dificuldade de ouvir e aceitar mudanças.

2 nerds importantes:

1º Nerd- Alec H Reeves – 1938 – PCM código de barras – Inventou a pirataria!!!!

Comparação como copiar VHS e como copiar CD. Onda elétrica impressa na fita VHS analógica o som e a imagem são ondas elétricas que eram copiadas e faziam a fita mudar de cor a cada cópia. Até que um mecânico fatiou as ondas elétricas para cada ponto em zeros e um.Enquanto as cópias de VHS iam mudando de cor a cada cópia, as cópias de um CD ficam exatamente iguais

Que invenção mais acelerou o conhecimento humano?Roda? eletricidade? livro? números? computador?
Foi a publicação do conhecimento por meio dos livros que mais acelerou o conhecimento humano.

Gutemberg publicou o que era restrito, mas esqueceu de numerar as páginas dos livros. Com os números nas páginas pela primeira vez olhamos para a mesma tela, fizemos interações entre corações e cérebros p a mesma página. Hoje há o twitter, lugar onde trocamos páginas numeradas com outras pessoas diariamente.

2º Nerd- Arthur Clarke – Inventor escreveu um conto que deu origem ao filme 2001 uma odisséia no espaço. Em 1945 escreveu um artigo "Can Rocket Stations Give Worldwide Radio Coverage?", na revista Wireless World que inspirou nascimento dos satélites. Hoje há cerca de 12 mil objetos segundo a agência espacial européia

Nenhum comentário:

Which Grey's Anatomy Character Are You?