Contador grátis

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Apresentação do meu TCC Plano de Comunicação para a Associação Cultural Poder Negro

Em 14/12/2011 eu e meu grupo apresentamos nosso TCC no Centro Universtário Sant' Anna. Fizemos um Plano de Comunicação para a ONG Associação Cultural Poder Negro, escolhida por nós por ser um projeto que beneficia uma comunidade periférica em Ermelino Matarazzo, zona leste da capital paulista.
A apresentação foi iniciada às 21:30, cada uma apresentou um produto: site , jornal impresso , jornais murais e redes sociais ( Youtube flickr, orkut, facebook e twitter) Redes sociais foi a parte que eu falei, fui a última a falar, a seguir passamos o vídeo que gravamos sábado
Depois ouvimos as considerações de dois professores, e nossa orientadora leu as considerações da terceira convidada que viajou a trabalho e não pode comparecer. Foi um alívio ouvir que o relatório que eu tanto li, mexi e reescrevi estava bem estruturado, bem embasado, contextualizado com pesquisas sobre comunicação, ONGs e a situação dos negros no Brasil. Um dos professores disse que devolveu para nós o trabalho impresso com mais considerações. Eu estava ouvindo e anotando as considerações deles.
O único questionamento da banca foi se nós continuaríamos o trabalho, que segundo eles estava ótimo e seria uma pena não continuar, ou deixar a ONG preparada para continuar o que começamos, nós respondemos que sim, que inclusive nesse domingo iremos lá na inauguração de um painel de vidro reciclado feito pelos alunos da ONG.
Os professores se retiraram para outra sala e voltaram alguns minutos depois para dizer a nota. Porém ao voltarem quebraram o protocolo e deram a palavra ao presidente da ONG, Sidnei Cândido Ferreira, mais conhecido como Khondi. Ele falou da estória de vida dele. Exemplificando que nutrimos preconceitos sem querer, ele disse que quando via “quatro meninas brancas” por lá tentando entender questões de etnia, e via as nossas rostos preocupadas, pensava que a gente não voltaria, aos poucos nós nos preparamos e hoje conversamos com ele de igual para igual. Ele disse que o sonho dele é que a palavra negro tivesse outros significados (* os siginifcados que encontramos no dicionário estarão no final desse texto), que a palavra fosse reconhecida pelao valor cultural, que fosse um título, e que ele daria esse título "Negra" para nós quatro. Foi emocionante, as palavras dele fizeram a gente chorar, não apenas nós do grupo, mas também nossos colegas e até nossos professores. As vezes a gente vê pessoas conversando durante a apresentação, mas quando ele estava falando todo mundo estava em silêncio, foi bonito de ver, de fazer parte disso! Só depois da fala dele os professores nos deram a nota tão suada e merecida nota 10! E aí recebemos aquela chuva de abraços, beijos e parabéns de nossos amigos, professores, colegas de curso, namorados e familiares! A nossa orientadora também disse que assim como o Khondi ela também via os nossos rostos preocupados e temia que a gente desistisse do trabalho. Mas no final deu tudo certo!
Dias depois o presidente – fundador da Ong mandou uma mensagem para nós: "Queria falar ou escrever, mas não consigo ver as palavras, queria descrever o que sinto, êxtase, prazer, sei lá... talvez um muito obrigado ou um abraço negro, um sorriso, um beijo...sinto felicidade, importância, desejo de continuar, hoje mais forte, já não me sinto mais sozinho no meu sonho por vezes achei ser loucura, obrigado por terem acreditado no sonho negro de muitos navios negreiros , senzalas e chibatadas, nossa memória, nosso sonho por liberdade, nossa luta contínua. As nossas mulheres negras".

* Significados da palavra negro nos dicionários de língua portuguesa
ne.gro adj (do lat. nigru)

1 Que recebe a luz e não a reflete; preto. 2 Escuro. 3 Sombrio. 4 Denegrido, requeimado do tempo, do sol. 5 Lutuoso; fúnebre. 6 Que causa sombra; que traz escuridão. 7 Tenebroso, caliginoso. 8 Tempestuoso. 9 Tétrico, horrível, lúgubre. 10 Que pertence à raça ou ramo negro. 11 Ameaçador, medonho. 12 Condenado, maldito. 13 Que anuncia infortúnios; funesto, nefasto. 14 Horrendo, pavoroso. 15 Pervertido. 16 Adverso, inimigo. 17 Execrável, nefando, odioso. sm 1 Indivíduo da raça negra. 2 Escravo.

Por conta desses signifcados Khondi criou o Projeto Aurélio que pretende remover dos dicionários esses termos pejorativos, para conhecer melhor esse e outros projeto da Associação Cultural Poder Negro acesse o site ou as redes sociais, o endereço está no início desse texto.Youtube)

Um comentário:

Ricardo disse...

Parabéns pelo belo trabalho! Vocês merecem...

Which Grey's Anatomy Character Are You?